O petróleo é uma mistura de onde são extraídas varias matérias que dão origem a uma ampla gama de produtos para a sociedade. As matérias extraídas são as que liberam energia, frações combustíveis como  a gasolina; e as que não liberam energia, frações não combustíveis como as parafinas, lubrificantes, entre outros. Os produtos energéticos são os mais requeridos, pois a demanda da humanidade por combustíveis é maior, sendo a produção em maior volume de frações como GLP, gasolina, Diesel, querosene e óleo combustível. Em segundo plano ocorre a produção de frações não combustíveis, como a nafta, fração que supri a cadeia produtiva da indústria petroquímica.

A prospecção de petróleo trata-se do estudo que leva a localização e avaliação de reservas. Uma equipe de profissionais multidisciplinares é necessária na etapa de prospecção. Especialistas, como os geógrafos e agrônomos, se reúnem para buscar por petróleo. Satélites e sondas são utilizados para varredura do local onde provavelmente uma reserva se encontra. Com pequenas explosões e métodos geofísicos e geológicos, principalmente o de reflexão de ondas, pode-se ter uma ideia da formação do solo e da possibilidade da presença de petróleo na região. Caso seja confirmada a presença do petróleo e através de um estudo de viabilidade da continuidade da exploração, ocorre a etapa de perfuração. O poço pioneiro é perfurado com utilização de uma torre de perfuração, formado por vários tubos com brocas na ponta; e caso seja encontrado petróleo no poço pioneiro, outros poços são perfurados e ocorre a análise da viabilidade de se produzir petróleo de acordo com a extensão da jazida. As jazidas consistem em rochas sedimentares, que são permeáveis, permitindo a migração do petróleo da rocha geradora, até que fique retido nas rochas impermeáveis ou capeadoras.

Nas refinarias, plantas industriais com diferenciadas configurações, complexas instalações e várias operações unitárias sequenciais, de acordo com as propriedades do petróleo que irá receber e dos produtos que serão produzidos, ocorre o refino. O petróleo bruto em seu estado natural apresenta pouca utilidade, mas seu beneficiamento e obtenção de derivados através de processamento físico-químico e conversões, fornece produtos comercializáveis. A principal operação para obter as frações do petróleo é a destilação fracionada que ocorre em uma torre de destilação à pressão atmosférica, onde por meio de faixas de temperaturas de ebulição diferentes, consegue-se separar as frações componentes de interesse comercial. Os resíduos pesados dessa destilação inicial são enviados a uma segunda torre de destilação à pressão reduzida. A partir dessa operação as frações obtidas passam por tratamentos adicionais, como a reforma catalítica. Muitas são as operações que ocorrem numa refinaria com objetivo de minimizar ao máximo a geração de resíduos. O que resta é obtido como asfalto, que supri o setor de pavimentação.

Instagram: @karla.acemano

Autoria

  • Karla Acemano De Jesus
    Engenheira
    Mesquita-RJ
    Doutora em Engenheira Química e Especialista em Eng de Segurança e Higiene do Trabalho. Docente, Perita e Consultora técnica.

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.