engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

Parceria entre empresas da Suécia desenvolve torre eólica de madeira

Stora Enso, uma das primeiras empresas madeireiras do mundo, juntamente com a empresa sueca de construção de torres Modvion, projetaram um protótipo de turbina eólica de madeira de 100 metros de altura.

A inovação está sendo montada na Suécia, que já é considerada a terra da inovação em madeira.

A colaboração visa reduzir a pegada de carbono substancial da fabricação de uma turbina eólica a partir de aço, estabelecendo a madeira como o material de escolha para torres de turbinas eólicas.

Além disso, a ideia também é demonstrar as vastas possibilidades de uso da madeira em construções exigentes.

A madeira usada na estrutura da torre é a laminada (chamada de LVL), um tipo de material de construção de madeira criado pela prensagem de folhas de abeto descascado de três milímetros sob calor e pressão extremos para produzir um compósito flexível.

As torres são construídas em módulos leves, permitindo torres mais altas e fácil transporte em vias públicas sem alvarás ou reconstruções de estradas. Torres mais altas alcançam ventos mais fortes, levando a uma produção de energia mais econômica.

Processo de fabricação das torres. Fonte: Modvion.
Montagem dos aerogeradores de madeira na Suécia. Fonte: Modvion.

Devido a uma camada de tinta à prova d’água, as torres de madeira se assemelham a uma turbina de aço em vez de um enorme tronco de árvore.

O uso de madeira, um recurso renovável, pode reduzir as emissões de CO2 da torre em 90%, além de armazenar dióxido de carbono que foi absorvido pelas árvores durante seu crescimento.

A madeira usada para construções avançadas, como torres de turbinas eólicas, pode ser reutilizada em novos produtos à base de madeira, o que proporciona mais benefícios climáticos a longo prazo.

59 visualizações

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.