Engenharia e Fé! Temos engenharia em Aparecida do Norte?

Uma das obras de engenharia de Aparecida é a Passarela da Fé que liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional se destaca das demais passarelas pelos seus 392,2 metros de comprimento e altura máxima de 35,52 metros em relação ao chão.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Bas%C3% ADlica_de_Nossa_Senhora_Aparecida_e_a_Passarela_da_F%C3%A9.jpg

História da Passarela da Fé

Uma obra de arte especial, na engenharia, é uma obra que se distingue das convencionais devido a sua magnitude e complexidade. Passarelas comuns são estruturas de brilhar os olhos pelas formas e layouts em que são planejadas.

Ao observarmos a Passarela da Fé podemos notar que trata-se de um projeto arrojado e singular, principalmente se levarmos em consideração que foi inaugurada a 50 anos atrás, em 1971.

A ideia da construção partiu de Mario Andreazza, então Ministro de Transportes, que em visita a Aparecida vislumbrou a possibilidade de criar um caminho seguro e otimizado para o deslocamento dos fiéis que visitam a Basílica Matriz e o Santuário Nacional.

O plano de construção da passarela foi assinado em 07 de agosto de 1969 e pouco mais de 2 anos após, em 19 de dezembro de 1971 a Passarela da Fé foi inaugurada.

Fonte: https://www.a12.com/source/files/originals/1_construcao_da_passarela_da_fe_1971_8.png

Dados e Curiosidades

A Passarela foi construída pelo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER).

Em 1º de Janeiro de 1962 houve uma benção com a imagem milagrosa de Aparecida e em seguida aconteceu a primeira procissão sobre a passarela.

A estrutura possui 392,2m de comprimento, vão mais alto com 35,52m de altura, 11 pilares de sustentação.

O formato em S é uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, adotando o S de Senhora como referência. Desing que torna a passarela ainda mais bonita e estética.

Demonstração de fé

Peregrinos do Brasil e do mundo visitam a cidade de Aparecida e fazem o percurso da Passarela da Fé.

Para muitos a passarela é utilizada como demonstração de fé e agradecimento por graças alcançadas. Inúmeros fiéis atravessam os mais de 392 metros de joelhos, em oração.

A religiosidade torna a estrutura ainda mais bela por ser entendida como canal de fé e ligação com a crença dos romeiros.

 

fonte: engenhariasé.com

por: Lucas Alves Ribeiro

68 visualizações

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.

Outras Postagens