engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

Integração Lavoura- Pecuária atinge 2,6 milhões de hectares em Mato Grosso

Área  equivale a 5% da área  total sob uso agropecuário no Estado e foi mapeada pela Embrapa  a partir de imagem de satélite 

20.01.2022 | Redação  Globo Rural

A área com integração  Lavoura- Pecuária  no Estado de Mato- Grosso saltou 1,1 milhão de hectares em 2013  para 2,6 milhões de hectares em 2019. Os dados são  do levantamento feito pela Embrapa a partir de imagens de satélite analisados por programas de inteligência artificial. Segundo os pesquisadores,  a área é  equivalente  a 5% do total destinado a produção agropecuário no território  mato- grossence e consentra-se nas regiões próximas às unidadesde referência tecnológica (URT) da Empresa. 

Ganhos com o uso intensivo e sustentável da terra, contribuíram para o avanço da ILP em Mato Grosso, afirmam os pesquisadores. (FOTO: DIVULGAÇÃO/ EMBRAPA) 

"Os resultados  apresentam uma influência forte inicialmente das áreas de transferência  tecnológica,  as URTs como uma rede fundamental disseminadora desse tipo de manejo. Onde ao longo do tempo, é  possível  identificar  que as práticas de ILP se difundem pelo estado e as áreas com URT deixam de ser as regiões com maior concentração ",afirmam  os pesquisadores no estudo onde são apresentados os resultados da doação e concentração dos sistemas integrados desde 2008.

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Wruck , cinco fatores contribuíram para o aumento da doação da tecnologia no Estado : o retorno gerado pelo uso intensivo e sustentável do solo, o perfil do produtor Mato- grossence ( mais aberto às novas tecnologias), o avanço no desenvolvimento de tecnologias para esses sistemas, além das ações de transferência de tecnologia e de comunicação  e divulgação dos sistemas integrados desenvolvidas em Mato Grosso nos últimos anos. 

Esse exitoso trabalho de transferência de tecnologias em sistema de integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) justifica a maior adoção da ILP nas regiões influenciadas pela URTs nas quais ocorre um número maior de eventos, inclusive caso capacitações nessa temática", avalia o pesquisador. 

126 visualizações

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.