5 Livros que todo engenheiro deve ler

5 Livros que todo engenheiro deve ler

25/03/2021 - 16:58

 A leitura é uma prática que qualquer ser humano deveria transformar em um hábito. É uma das maneiras mais fortes para a aquisição de conhecimento e o encontro com uma vida melhor.

Aqui separamos uma lista de 05 livros que todo profissional de engenharia deveria ler. Vamos a eles.

01 - Ética Para Engenheiros

A engenharia está presente na água que bebemos, nas pontes que atravessamos, nas casas que habitamos, no modo como comunicamos, na maneira como a nossa saúde é preservada, na música que escutamos, na roupa que vestimos - em suma, em todas as facetas da nossa vida, mesmo antes de nascermos. Esta relevância requer dos engenheiros um vigoroso sentido de responsabilidade ética - como técnicos, líderes, consultores ou empresários.

O livro inclui dezenas de casos práticos e códigos de ética e deontológicos de diversas especialidades e países. Sugere livros, revistas e recursos da web para aprofundamento.

Nesta edição, revista e atualizada, são inseridos novos casos (e.g., volkswagen, gm, toyota, edward snowden), nova literatura e novos recursos.É também inserido o estatuto da ordem dos engenheiros (contendo normas de "deontologia profissional"), atualizado pela lei n.º 123/2015. Desta forma, os autores procuram manter a obra (ativamente) viva.

Conteúdos abordados:

  • Qual a responsabilidade ética dos engenheiros nas decisões desastrosas por vezes tomadas nas organizações?
  • Qual a importância da confiança?
  • Quais as virtudes essenciais dos engenheiros?
  • Qual o papel dos códigos de ética e deontológicos na melhoria ética das organizações e das atividades de engenharia?
  • Deverão os engenheiros denunciar, e em que condições, as atividades ilegais, ilícitas ou perigosas levadas a cabo nas suas organizações?
  • Como podem os engenheiros conciliar as suas responsabilidades perante a sociedade, o empregador e a família?

[ Clique aqui para comprar ]

02 - Liderança para Engenheiros

Ao longo de sua carreira, muitos engenheiros passam por cargos de gestão. Mas poucos estão preparados para liderar com confiança ― e poucas empresas os apoiam no desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos bons líderes. Este livro orienta o processo de inclusão de disciplinas de gestão e liderança nos atuais cursos acadêmicos e trata ainda da necessidade de ampliar a discussão sobre o tema.

[ Clique aqui para comprar ]

03 - Introdução à Engenharia 

Introdução à Engenharia apresenta conceitos fundamentais de engenharia a estudantes do primeiro ano de cursos de graduação em engenharia. Seu objetivo principal é motivar positivamente os estudantes para o resto de seus estudos de formação, assim como em suas futuras carreiras profissionais. Devido a sua apresentação concisa, mas abrangente, o livro pode ser adotado em uma variedade de cursos introdutórios. Os objetivos específicos do livro incluem motivar os estudantes em relação à engenharia; desenvolver aptidões para a solução de problemas; cultivar o profissionalismo; prover informação que os estudantes provavelmente não encontrarão em outras fontes; apresentar o processo de projeto; enfatizar a importância de aptidões de comunicação.

[ Clique aqui para comprar ]

04 - Ética Para Engenheiros. Desafiando a Síndrome do Vaivém Challenger

A engenharia está impregnada na água que bebemos, nas pontes que atravessamos, nas casas que habitamos, nos alimentos que ingerimos, no modo como comunicamos, na maneira como a nossa saúde é preservada, na música que escutamos, na roupa que vestimos-em suma, em múltiplas facetas das nossas vidas. Esta relevância requer dos engenheiros um vigoroso sentido de responsabilidade ética-seja como técnicos, líderes, membros organizacionais, consultores ou empresários. Este livro promove a reflexão sobre a temática e procura estimular a acção ética. Tomando o desastre do vaivém Challenger como metáfora, a obra procura discutir alguns temas-chave:
-Qual a responsabilidade ética dos engenheiros nas decisões desastrosas por vezes tomadas nas organizações?

  • Qual a importância da confiança?
  • Quais as virtudes essenciais dos engenheiros?
  • Qual o papel dos códigos de ética e deontológicos na melhoria ética das organizações e das actividades de engenharia?
  • Deverão os engenheiros denunciar, e em que condições, as actividades ilegais, ilícitas ou perigosas levadas a cabo nas suas organizações?
  • Como podem os engenheiros conciliar as suas responsabilidades perante a sociedade, a lealdade ao empregador e as responsabilidades familiares?

O livro é complementado com várias dezenas de casos concretos, envolvendo dilemas éticos para os engenheiros. Inclui também códigos de ética profissional de várias organizações de engenharia, de diversas especialidades e de várias proveniências geográficas (e.g., Japão, Europa, EUA, Austrália, Brasil, Canadá, Austrália). Esta segunda edição contém novos casos, novos códigos de ética e nova literatura de apoio. Sugere também livros, revistas e recursos da web para aprofundamento da temática.

[ Clique aqui para comprar ]

05 - Responsabilidade dos Engenheiros e Arquitetos: Fundamentos e Aplicações da Perícia Judicial

Publicação inédita sobre os fundamentos e aplicações judiciais das avaliações e perícias de Engenharia e Arquitetura, a partir dos dispositivos legais e técnicos dessas profissões.

Há várias responsabilidades presentes na atuação dos engenheiros e arquitetos: civil, ético-profissional, técnica, administrativa, penal e trabalhista. A inobservância dessas responsabilidades por parte dos construtores, dos profissionais, do Poder Público e dos agentes financeiros gera riscos à segurança das construções e impactos socioeconômicos.

A responsabilidade na Engenharia e Arquitetura é contextualizada através do estudo de casos concretos em ações judiciais. São também examinadas as atividades de avaliação de imóveis, a perícia de edificações, a inspeção predial e o Direito de Construir. O livro contém a relação das principais normas técnicas das construções e resoluções do sistema Confea/Creas.

A publicação é fonte de consulta para todos os interessados em conhecer melhor as responsabilidades profissionais, a legislação em vigor, a prática da perícia em ações judiciais e as normas técnicas. Sua leitura é recomendada para engenheiros e arquitetos, advogados, administradores, construtores e incorporadores, estudantes.

Pode ser adotado como livro-texto nas disciplinas de Ética e Noções de Direito para Engenharia, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Prefácio do Livro:

O trabalho que o Eng. Rone Antônio de Azevedo nos apresenta é um completo arsenal para todos aqueles que militam no ramo. Escrito em linguagem clara, precisa e correta, fornece todos os subsídios para quem quer conhecer as normas, as legislações, os princípios éticos, a responsabilidade dos que atuam na engenharia legal.

É realmente compêndio que envolve quase todos os aspectos que devem ser observados para bem desempenhar essa tarefa complexa de auxiliar da justiça na especialidade técnica da engenharia. Casos práticos ilustram as consequências do desconhecimento das normas e da legislação atinentes ao exercício da profissão de engenheiro.

Prof. Dr. Eng. José Fiker*

(*) Doutor em Semiótica e Lingüística Geral pela USP. Engenheiro civil, advogado e administrador de empresas. Coordena cursos de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia no Brasil. Professor e autor de consagrados livros nessa área.

[ Clique aqui para comprar ]

Compartilhe

Você precisa estar cadastrado para enviar comentários.
Clique aqui e cadastre-se.