engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

engenharia, engenharias, vaga para engenheiro

Oito andares em 100 dias: Conheça o primeiro prédio modular off-site do Brasil

 

Já imaginou que seria possível construir um prédio de oito andares em apenas 100 dias? Pois esta já é uma realidade aqui no Brasil. Menos de três meses e meio foi tempo suficiente para a construção do primeiro prédio modular off-site do País.

A agilidade na execução do projeto se deve ao sistema construtivo que consiste na produção de módulos em ambiente industrial com posterior alocação no canteiro de obras.

ETAPA DE ACOPLAGEM E INSTALAÇÃO DOS MÓDULOS. FOTO: DIVULGAÇÃO / BR3

Dos cem dias de construção do edifício Level, 80 foram dedicados à fabricação e 20 à acoplagem e instalação sobre a fundação. O empreendimento foi concluído em abril de 2021 com 3,3 mil m² na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina.

O prédio abriga a sede da empresa responsável pelo projeto, a BR3 (Brasil ao Cubo), além de dois andares destinados a áreas coworking com espaço de convivência.

EDIFÍCIO LEVEL JÁ FINALIZADO. FOTO: DIVULGAÇÃO / BR3

Diferente de obras modulares tradicionais com containeres, o projeto do edifício Level utilizou a construção modular metálica 3D, que permite maiores dimensões e personalização do projeto.

Todas as estruturas da edificação foram fabricadas com aço. Foram utilizadas cerca de 500 toneladas de aço no projeto, o que equivale a 25% de todo o volume de material empregado na obra.

INTERIOR DO PRÉDIO. FOTO: DIVULGAÇÃO / BR3

Além de ter viabilizado a construção em tempo recorde no Brasil, o sistema off-site ainda reduz a perda de materiais. A estimativa é que obras nesse modelo reduzem em até 10 vezes o desperdício. Além disso, a demanda sobre matérias primas e recursos naturais, como a água, tende a ser expressivamente menor.

Veja vídeo de como foi a produção na fábrica, o transporte e a instalação no canteiro de obras:

CONFIRA OUTRAS IMAGENS COM DETALHES DO PROJETO

FOTOS: DIVULGAÇÃO / BR3

Fonte: Folha Vitória

147 visualizações

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.