77% dos Jovens do Mundo sonham em Fazer Engenharia!

77% dos Jovens do Mundo sonham em Fazer Engenharia!

24/01/2020 - 09:52

De acordo com o relatório “Emprego dos Sonhos”, lançado ontem pela OCDE durante o fórum econômico mundial, 77% dos meninos de 15 anos apontaram Engenharia como o emprego dos sonhos aos 30 anos (No Brasil são 63%). A vitória arrasadora da Engenharia deixou o segundo lugar na pesquisa, Administração de empresas, com apenas 6,7% das preferências e medicina apenas em 3° lugar. Já para as meninas a profissão dos sonhos é ser médica com 15,6% das intenções.

A pesquisa feita com 600.000 crianças de 79 países é também motivo de preocupação pois 39% dos trabalhos citados pelos estudantes correm o risco de serem substituídos por máquinas nos próximos 10 anos como advogados, contadores, mecânicos, motoristas, bancários auditores e caixas. Os dados são do relatório futuro do emprego de 2018.
Apesar de essa geração ter mais anos de estudo do que todas as demais que se antecederam, essa informação mostra a falta de conexão entre a escola e o mercado de trabalho. Empregos em ascensão como analista e cientista de dados ou TI, desenvolvedores de software, especialistas em redes sociais e comércio digital sequer foram citadas na pesquisa.

O relatório da OCDE aponta ainda a importância de os jovens atuais aprenderem na escola não apenas conteúdo, mas também as denominadas softskills ou habilidades socioemocionais como: imaginação, empatia, resiliência, empreendedorismo, curiosidade, imaginação, autoconfiança e determinação que vem sendo cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.

O que você falaria aos nossos futuros colegas de profissão? Deixe aqui nos comentários.

  • Murilo Reis
    Professor
    Engenheiro
    Página apresentação: Eng. Civil Mestre em Saneamento ambiental e processos construtivos Especialista em: Eng. de segurança do trabalho Eng. de produção Eng. Ambiental Eng. de avaliações e perícias. Formação em Leader Coach! Engenheiro concursado da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL há 13 anos Professor do curso de engenharia Civil da UNDB de São Luís MA Coordenador de pós graduação na área de engenharia civil da BSSP Centro Educacional de Goiânia GO CEO da Upgrade Consultoria e Treinamentos presenciais e on-line (@upgrade.slz_). Instrutor de cursos de Orçamento de Obras, Consultor em licitações e avaliação de imóveis em mais de 30 cidades Vice Presidente do SENGE MA Diretor da FNE Organizador da corrida do dia do engenheiro 2016 e 2017 Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais Autor do livro:"Precisa-se de engenheiro: Como construir sua carreira em bases sólidas"