Com PDE 2029 Governo prevê melhorias na produção de Petróleo

Com PDE 2029 Governo prevê melhorias na produção de Petróleo

12/02/2020 - 16:15

Você sabe o que é PDE 2029?  

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) é um documento informativo elaborado anualmente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sob as diretrizes e o apoio das equipes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE/MME) e da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG/MME). O principal objetivo é indicar as perspectivas da expansão do setor energético no prazo aproximado de dez anos, dentro de uma visão global para os diversos energéticos. Essa visão permite extrair importantes elementos para o planejamento e tomada de decisões deste setor, com benefícios em termos de aumento de confiabilidade, redução de custos de produção e redução de impactos ambientais.  

Com o lançamento do PDE 2029, o governo prevê aumento na produção de petróleo em torno de 71% e 42 novos FPSOs. Ainda há possibilidade do Brasil assumir a posição de exportador líquido de petróleo, já que o incremento da capacidade de refino estará ligado ao crescimento de produção.  No plano, diz que o pré-sal será responsável por cerca de 77% da produção nacional de petróleo, com a Bacia de Santos como cenário principal e isso trará destaque ao nosso país.  

No mercado de Gás natural as estimativas também são boas. É esperado que o Brasil consuma um total de 87,6 milhões de m³/dia de gás natural, 10 milhões de m³ a mais em relação ao valor projetado para 2019.  

Podemos notar que as perspectivas de expansão no setor de energia para 10 anos são positivas, e consequentemente irão trazer ótimos impactos socioeconômicos ao país.

Gostou do conteúdo? Receba nosso conteúdo selecionado direto no seu e-mail, Whatsapp, Telegram e Facebook. CLIQUE AQUI e cadastre seu perfil.

  • Beatriz Loche
    Engenheira
    Engenheira de Petróleo, Pós graduada em gerenciamento de Projetos, cursando Segurança do Trabalho.