Dúvida recorrente na industria AEC: O que é BIM?

Dúvida recorrente na industria AEC: O que é BIM?

16/01/2020 - 21:57

O BIM, ou "modelo de informações da construção", não é um arquivo, muito menos um software.

A modelagem de arquitetura, de estrutura, de instalações, pode ser feita de maneira integrada utilizando um mesmo software, ou vários. Mas na maioria dos casos, são em muitos softwares diferentes. Então, pra começar, temos vários formatos diferentes.

O que caracteriza o #BIM não é o arquivo, o formato do arquivo, ou o software. Mas a capacidade de armazenar informações compatibilizadas nestes diferentes arquivos, documentar isto de maneira que cada uma das partes envolvidas, possam ter uma visão do todo, e em como a interoperabilidade destas informações interfere umas nas outras.

Cronogramas #PrimaveraP6, estrutura metálica #Tekla, tubulação e equipamentos #Plant3D, arquitetura e instalações #Revit, estrutura #SAP2000, simulações #Navisworks, planilhas Excel com quantitativos, PQUs e outros itens relacionados... ufa.

BIM, carrega todos estes dados em blocos, podendo ser integrados, e fornecer um conjunto robusto de informações, melhorando significativamente o projeto e a construção. economizando prazo, tempo, custo, melhorando a qualidade e consequentemente a performance do produto. 

  • Wladmir Araujo
    Professor
    Profissional experiente em projetos, e gestão. Atuação em vários setores da economia, com destaque para engenharia e tecnologia. Grande vivência com projetos ligados à TI, telecom, engenharia (industrial, mecânica, construção), mineração e óleo & gás.