Empregos em Extinção?

Empregos em Extinção?

13/01/2020 - 16:19

Reportagem da Revista Veja do dia 03.01.2020 com o título “Empregos em Extinção” aponta que ainda esse ano quase 2 milhões de empregos serão substituídos pelo uso de máquinas que reproduzem o raciocínio humano. Com isso algumas profissões se tornarão ultrapassadas, incluindo carreiras técnicas e com remuneraão mais elevada na área de produção. Os dados são da consultoria americana Gartner.

O Brasil já aponta dados aderentes a essa realidade. Nos últimos 10 anos não foi registrado nenhum ano com crescimento nos empregos de maior remuneração (acima de 2 SM). Dessa forma especialistas apontam que parte dos quase 12 milhões de desempregados não retornarão ao seus postos de origem. Ou aprendem uma nova profissão ou estão fora do mercado definitivamente.

Nos EUA os resultados desse fenômeno denominado de NOVO CICLO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL também já são percebidos com a piora da qualidade do emprego (mais horas trabalhadas e menor remuneração). Ou seja, trata-se de um fenômeno global.

Para quem pretende se inserir nesse novo mercado é preciso mudar o mindset. Os novos trabalhos não demandam “executores de tarefas”, e sim “resolvedores de problemas”. Para tal a necessidade de estudo e atualização serão para a vida toda e muitas vezes estudando áreas totalmente diferentes para se adaptar a esse novo mercado.

A engenharia não está imune a esse processo, no último mês de Novembro cientistas americanos divulgaram a criação de Inteligência artificial capaz de desenhar e erguer construções do zero, substituindo engenheiros e arquitetos. No teste a máquina produziu do zero uma ponte similar a Golden Gate.

“Nossa IA não imita soluções já existentes”, diz o engenheiro Jonathan Cagan, coautor da pesquisa. “Ela aprende como as pessoas resolvem problemas, criando designs do zero.”

Houve celebração, mas também receio, com uma pergunta que não quer calar: os empregos sumirão?

  • Murilo Reis
    Professor
    Engenheiro
    Página apresentação: Eng. Civil Mestre em Saneamento ambiental e processos construtivos Especialista em: Eng. de segurança do trabalho Eng. de produção Eng. Ambiental Eng. de avaliações e perícias. Formação em Leader Coach! Engenheiro concursado da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL há 13 anos Professor do curso de engenharia Civil da UNDB de São Luís MA Coordenador de pós graduação na área de engenharia civil da BSSP Centro Educacional de Goiânia GO CEO da Upgrade Consultoria e Treinamentos presenciais e on-line (@upgrade.slz_). Instrutor de cursos de Orçamento de Obras, Consultor em licitações e avaliação de imóveis em mais de 30 cidades Vice Presidente do SENGE MA Diretor da FNE Organizador da corrida do dia do engenheiro 2016 e 2017 Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais Autor do livro:"Precisa-se de engenheiro: Como construir sua carreira em bases sólidas"