Ações e Omissões levaram ao Colapso do Ed. Andrea, diz inquérito . 2 Engenheiros e 1 pedreiro são indiciados em inquérito da Polícia civil .

Ações e Omissões levaram ao Colapso do Ed. Andrea, diz inquérito . 2 Engenheiros e 1 pedreiro são indiciados em inquérito da Polícia civil .

30/01/2020 - 18:18

 

Com certeza você se lembra dos vídeos e imagens da tragédia do dia 15 de Outubro de 2019 em Fortaleza. E pouco mais de 3 meses após a morte das 9 pessoas, a polícia determinou em laudo que 2 engenheiros e um pedreiro atuaram de forma determinante para a ruína do prédio. 

 

Os profissionais foram indiciados pelo artigo 29 da lei de Contravenções Penais: “Provocar desabamento de construção por erro de projeto ou de execução” e também foram enquadrados nos artigos 256 combinado com o 258 do Código Penal brasileiro: “causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo da vida, integridade física ou do patrimônio de outrem, podendo a pena aumentar pela metade em razão de mortes e da lesão corporal de natureza grave” .

 

Durante o inquérito foram ouvidas 40 pessoas entre testemunhas e sobreviventes. 

 

Em depoimento os engenheiros disseram a polícia que iniciaram as atividades no dia do desabamento, porém câmeras de segurança mostram claramente a intervenção nos pilares iniciando na véspera da tragédia. Além de tudo os profissionais podem ser indiciados também por falso testemunho. 

 

Agora a bola está com o MP que poderá denunciar os investigados a justiça. Com o aceite da denúncia os mesmos se tornam réus, até lá respondem em liberdade. 

 

O laudo divulgado hoje apontam as causas do desabamento:

1.  Falta de manutenção adequada da estrutura

2.  Sobrecarga não prevista sobre o pavimento da cobertura construída posteriormente a entrega da obra (Houve construção de cômodos como quarto e banheiros totalizando 60 m²)

3.  Falha da empresa responsável pela reforma

4.  Falta de plano de reforma e de escoramento da estrutura 

 

“A causa preliminar foi a maneira negligente de se fazer a intervenção dos pilares” (Munguba Neto, Delegado da Polícia Civil)

  • Murilo Reis
    Professor
    Engenheiro
    Página apresentação: Eng. Civil Mestre em Saneamento ambiental e processos construtivos Especialista em: Eng. de segurança do trabalho Eng. de produção Eng. Ambiental Eng. de avaliações e perícias. Formação em Leader Coach! Engenheiro concursado da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL há 13 anos Professor do curso de engenharia Civil da UNDB de São Luís MA Coordenador de pós graduação na área de engenharia civil da BSSP Centro Educacional de Goiânia GO CEO da Upgrade Consultoria e Treinamentos presenciais e on-line (@upgrade.slz_). Instrutor de cursos de Orçamento de Obras, Consultor em licitações e avaliação de imóveis em mais de 30 cidades Vice Presidente do SENGE MA Diretor da FNE Organizador da corrida do dia do engenheiro 2016 e 2017 Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais Autor do livro:"Precisa-se de engenheiro: Como construir sua carreira em bases sólidas"