O fim do da pavimentação asfáltica?

O fim do da pavimentação asfáltica?

01/02/2020 - 08:22

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang desenvolveram um novo tipo de concreto flexível. 

 

 De acordo com o Prof. Chu Jian: “Desenvolvemos um novo tipo de concreto que pode reduzir bastante a espessura e o peso das lajes pré-moldadas, permitindo, assim, uma rápida instalação, onde novas lajes de concreto preparadas fora do local podem substituir facilmente as deterioradas.” 

 

Os cientistas dizem ainda que o material pode reduzir o tempo necessário para o desenvolvimento de estradas.  

 

Geralmente, o concreto tradicional é resistente e durável, mas não flexível. Portanto fissuram sob forte pressão. O ConFlexPave foi desenvolvido com microfibras de polímeros tornando-se flexível e resistente, aumentando a resistência à derrapagem. 

 

As microfibras distribuem a carga por toda a estrutura. Assim, torna-se resistente como metal e pelo menos duas vezes mais forte que o concreto convencional sob flexão. 

  • Murilo Reis
    Professor
    Engenheiro
    Página apresentação: Eng. Civil Mestre em Saneamento ambiental e processos construtivos Especialista em: Eng. de segurança do trabalho Eng. de produção Eng. Ambiental Eng. de avaliações e perícias. Formação em Leader Coach! Engenheiro concursado da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL há 13 anos Professor do curso de engenharia Civil da UNDB de São Luís MA Coordenador de pós graduação na área de engenharia civil da BSSP Centro Educacional de Goiânia GO CEO da Upgrade Consultoria e Treinamentos presenciais e on-line (@upgrade.slz_). Instrutor de cursos de Orçamento de Obras, Consultor em licitações e avaliação de imóveis em mais de 30 cidades Vice Presidente do SENGE MA Diretor da FNE Organizador da corrida do dia do engenheiro 2016 e 2017 Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais Autor do livro:"Precisa-se de engenheiro: Como construir sua carreira em bases sólidas"