Dias melhores virão. As armas que a engenharia te dá para vencer o medo do incerto

Engenharia, a mãe do planejamento, da execução, do pensamento criativo e da invenção. Armas eficazes para blindar qualquer pessoa contra incertezas da vida.

Dizem que uma das ferramentas do mau para controlar as mentes das pessoas e em um sistema encadeado, os comportamentos e ações, é o medo. Não sei se você já percebeu, mas há bastante tempo as pessoas que decidiram mergulhar no grande oceano das profissões de engenharia têm sofrido ataques diretos como a perda do piso salarial, desvalorização profissional através de empresas e órgãos públicos, invasão de atribuições a partir de outros Conselhos Profissionais, entre outras situações que levam ao medo e à incerteza de estar ou não no caminho ou na profissão correta.

A partir de agora eu vou trazer para você a esperança de dias melhores, pois quem vai planejar, executar, criar e inventar vai ser você, como principal responsável pelo seu sucesso.

Na Neurociência existe uma regra simples de se entender: pensamentos geram sentimentos que geram comportamentos que geram ações. Vamos trazer esta regra agora para o nosso mundo.

Como eu sempre digo, os engenheiros, por si mesmos, já possuem a mente mais brilhante do mundo, conhecidos muitas vezes por seu ceticismo, não pela ausência de crenças, mas por serem extremamente analíticos e muito mais assertivos do que as pessoas que tomam decisões, em sua maioria, através das emoções.

O segredo, ao meu ver, para toda incerteza causada pela bagunça estabelecida é o empreendedorismo. Mas de que forma?

Vejo todos os dias engenheiros postando em suas redes sociais que depois de conhecerem o empreendedorismo, nunca mais pensaram na CLT.

Pense um pouco mais. Quando uma pessoa comum tem uma grande ideia e precisa colocar em ação, principalmente quando a ideia requer bom planejamento, desenvolvimento de software, produção em massa, lançamento de produtos, entre outras necessidades, o primeiro profissional a ser solicitado é um engenheiro, seja de qualquer área, mas um engenheiro na equipe é sempre a melhor forma de o projeto dar certo. 

Se você é a pessoa mais requisitada para fazer dar certo, o que você acha de fazer dar certo para você também? A melhor arma que você tem é a sua mente.

Portando, o principal recado deste artigo é:

CONTRATE-SE!

Autoria

  • Renato Guimarães
    Engenheiro
    Rio de Janeiro-RJ
    Engenheiro de Computação e Software, Empreendedor, especialista em marketing estratégico, criador do portal Engenharias.Org e ganhador do prêmio Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek.

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.

3 Comentários

  • Renato, você sintetizou muito bem a estratégia que está por detrás da MP 1040! Parabéns!
  • Renato, ótimas colocações! Gravei um vídeo sobre o tema que vai ao ar na próxima sexta-feira 20/08 e que "casa" muito com o que você disse..
  • Valeu Mari! É por aí mesmo!