A história da origem do desenho técnico como necessidade humana

O Desenho é utilizado como forma de expressão de ideias desde a antiguidade pela humanidade. Naquela época, o uso do desenho como ferramenta era muito praticado por artesãos, para facilitar o ofício de transformar objetos idealizados mentalmente no objeto real. No entanto, não existiam técnicas para registros desses desenhos. O desenho surgiu na pré-história em uma época em que a humanidade ainda não havia inventado a escrita. Os desenhos encontrados ao longo da história ajudaram a reconstituir episódios e a cultura existentes nos primórdios da humanidade.

O avanço nas técnicas de desenho remontam a época do Renascimento. Foi uma época onde a disseminação do conhecimento ocorreu de forma ampla para todos; levando artistas a buscarem novos estilos, aprofundando a técnica de desenho e novos materiais para isso. Naquela época, não se levava em conta as regras para execução do desenho e quem deu início a esse pensamento foi Leonardo da Vinci. O Homem Vitruviano é um desenho de Leonardo da Vinci produzido em 1490 e considerado o ideal clássico de beleza, harmonizando formas e proporções.

o matemático francês Gaspard Monge, em 1795, desenvolveu o estudo sobre a Geometria Descritiva. Esse estudo foi responsável pelo avanço nas pesquisas e desenvolvimento dos conhecimentos relacionados ao desenho técnico. Nessa época a Exposição Industrial de Londres e a Exposição Universal de Desenho na França fizeram com que o desenho passasse a ser considerado um potencial instrumento de desenvolvimento e autonomia tecnológica. No Brasil, o ensino do desenho se deu início com a vinda de D. João VI junto com as figuras de artistas plásticos, arquitetos, engenheiros e mestres de ofícios. Em 1810, a Real Academia Militar foi criada, e nos ensinamentos de geometria descritiva foram acrescentados assuntos relacionados ao ensino do desenho.

Com a Revolução Industrial e o desenvolvimento de maquinários e equipamentos de grande porte, surgiu a necessidade de desenvolver o desenho como ferramenta de entendimento visual das atividades manufatureiras. O desenho pode ser entendido como uma técnica de representação da realidade e para isso foi necessário desenvolver formas padronizadas de representação gráfica. Alguns autores, como Monnerat (2012), afirmam que a origem do desenho técnico está intimamente vinculada a Revolução Industrial, pois a partir desse momento as representações gráficas criadas foram capazes de ser usadas para descrever um objeto. A principal ideia era que um objeto projetado de forma padrão pudesse promover seu entendimento completo, facilitando assim sua produção por qualquer um e em qualquer indústria no mundo. E para isso seria necessário precisão e especificidade nos desenhos.

O desenho técnico pode ser feito a mão livre por esboço, ou feito com auxílio de ferramentas próprias para isso. A principal finalidade do desenho técnico é transmitir de forma segura a ideia tridimensional, no plano do papel, para a execução de projetos, sejam arquitetônicos ou de peças mecânicas.

Autoria

  • Karla Acemano De Jesus
    Engenheira
    Mesquita-RJ
    Doutora em Engenheira Química e Especialista em Eng de Segurança e Higiene do Trabalho. Docente, Perita e Consultora técnica.

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.