Pensando o futuro com a Prospecção Tecnológica

O avanço econômico de um país tem ligação direta com o montante de investimentos direcionados para pesquisa e desenvolvimento. Esse é um fator que impulsiona as invenções e inovações e a capacidade de inovação na oferta de produtos e serviços tornou-se primordial para sobrevivência das organizações. Com a inovação tecnológica as empresas conquistam novos mercados, além de manterem seus consumidores, porém faz-se necessário se antecipar aos concorrentes.

Uma das formas de inovar é fazendo uso da ferramenta conhecida como prospecção tecnológica. O estudo prospectivo envolve técnicas para prever comportamentos futuros de determinado setor, através da análise de vários fatores, tais como: sociais, econômicos, políticos e tecnológicos. Assim, pode-se identificar as demandas atuais de produtos e serviços e reduzir as incertezas das necessidades futuras. Os resultados obtidos com a prospecção tecnológica, além de impulsionar os sistemas de inovação, podem servir para auxiliar as organizações a aproveitar oportunidades futuras de negócios. A prospecção tecnológica é uma área de estudo em desenvolvimento e atrai cada vez mais atenção de pesquisadores promovendo a interação com agentes de mercado. A análise de informações gera conhecimento e para a prospecção tecnológica a informação representa um importante insumo para a realização de estudos prospectivos.

Nos setores manufatureiros, por exemplo, realizar, estudos prospectivos em cadeias produtivas demanda identificar, coletar, interpretar, transformar, armazenar e posteriormente recuperar uma enorme quantidade de informação. Todo este processo caracteriza um sistema de gestão da informação e como resultado cria-se uma base sistematizada de informação dessa cadeia produtiva.

Para realizar um estudo prospectivo pode-se utilizar variados métodos e técnicas, tanto qualitativos quanto quantitativos, para se alcançar o que se deseja. Os métodos quantitativos requerem dados numéricos em série cronológica a partir de fontes confiáveis.  Já os métodos qualitativos são pensados a partir de subjetividades e experiencias de especialistas na área em questão.

A escolha dos métodos que serão utilizados nos estudos prospectivos depende da área a ser analisada, das tecnologias disponíveis, do contexto regional, governamental ou empresarial, do tempo disponível para a realização do estudo, do custo, entre outros. Independentemente do método a ser utilizado é fato que a utilização desta ferrmenta deve fazer parte da rotina dos líderes organizacionais.

Autoria

  • Karla Acemano De Jesus
    Engenheira
    Mesquita-RJ
    Doutora em Engenheira Química e Especialista em Eng de Segurança e Higiene do Trabalho. Docente, Perita e Consultora técnica.

Olá, você só poderá enviar comentários quando se registrar ou realizar seu login.